POSSE DOS VEREADORES EM 1973



Posse dos vereadores no ano de 1973, no 2º cartório judicial de Apodi na rua nossa Sra. Da Conceição , tendo como proprietaria a dona Maria Romana Leite, mais conhecida como (Maria de Abilia) . Na foto temos o vereador eleito na época, Geraldo Paulino de Freitas mais conhecido como (Geraldo de Sr. de Mariquinha.

FAMILIA RODRIGUES

 Edwirges Rodrigues, esposa de Chico Rodrigues (de preto ao centro), nesta fotografia da esquerda para direita em pé: Antonia Rodrigues, segurando no colo Dudu de Zé da Carritela, Maria do Socorro segurando no colo a filha Marlete, Lourdinha (filha de Joãozinho Rodrigues) Salete (primeira esposa de Zé da Carritela), segurando Dorivan, as três crianças sentadas da direita para esquerda eu não consegui identificar, a última é  Rosinha segurando Valdir Leite.

FONTE:
Valdir Leite

GABRIEL E MARIA DO SOCORRO


Gabriel Leite de Amorim, nasceu em Martins-RN em 1926, chegou em Apodi por volta de 1950, trabalhou como sapateiro, casou-se com a apodiense Maria do Socorro Rodrigues, filha de Eneas Lucas de Carvalho e Antônia Rodrigues de Lima em 1951, mudou-se para Natal em 1952 e por lá morou durante 9 anos, onde aprendeu a profissão de fotógrafo e operador de cinema, voltou para Apodi em 1961, como fotógrafo foi o mais popular da época e também o mais irreverente, trabalhou por muitos anos no Cine Odeon como operador de cinema, faleceu em janeiro de 1992.

Um abraço!
Valdir Leite (Briel)
Mande sua foto! apodiantiguidades@hotmail.com

Eu vi no apodiario

APODI ANTIGUIDADES

apodiantiguidades@hotmail.com
Mande sua foto. Colabore !

CASA DA FAMILIA RODRIGUES


Casa do antigo comerciante Francisco Rodrigues, mais conhecido como chico cedo, era casado com a parteira  Edwirges, eles moravam na rua Cel. João Jázimo. A casa possuia um grande sótão. Naquela Época, os sótãos era feitos com tábuas de madeira de lei, ou seja, de ótima qualidade em resistencia e durabilidade. Apodi só tinha três sobrados: aquele da casa PAROQUIAL, aquele pequeno que ficava perto da PREFEITURA e que foi demolido recentimente,onde funcionou o primeiro CINE ODEON,de ALTINO DIAS, e aquele do comerciante FERNANDO MENEZES. Hoje o antigo sótão não estar como antes, esquecido pelo tempo esperando que alguem faça algo.
Foto tirada pelo fotógrafo Gabriel.

FOTE: MARCOS PINTO

QUEM É ESSE DA FOTO?

PARTICIPE!

APODI DESTROI SEUS MONUMENTOS

O ANTIGO MUNICIPIO DE APODI, PIONEIRO NO DESBRAVAMENTO DA REGIÃO OESTE DO ESTADO, TORNOU-SE CAMPEÃO DE UMA ESTRANHA COMPETIÇÃO; A DE DESTRUIR SEUS MONUMENTOS HISTÓRICOS. E A GLORIA DESSA INVEJÁVEL PROEZA, LAMENTAVELMENTE, 
NÃO VEMOS NENHUM MOTIVO QUE JUSTIFIQUE ESSES ATENTADOS AO NOSSO PATRIMÔNIO DE COISAS DO PASSADO; SEJAM DE APODI, SEJAM DE OUTRAS CIDADES. PRINCIPALMENTE EM EM SE TRATANDO DE OBRAS SACRAS. É PRECISO ACABAR, DE UMA SÓ VEZ POR TODAS, COM ESSA MANIA ABSURDA.
PRIMEIRO FOI O ANTIGO CRUZEIRO, DEMOLIDO NA DÉCADA DE 50, COM AUTORIZAÇÃO DO VIGÁRIO. MONUMENTO QUE TINHA SUA HISTÓRIA. A HISTÓRIA  DE UM MILAGRE ALCANÇADO. SEGUNDO A LENDA, EM VIRTUDE DE UMA PROMESSA FEITA, PARA ERGUÊ-LO EM FRENTE Á IGREJA MATRIZ, CASO CESSASSE UMA EPIDEMIA  QUE ATACAVA TERRIVELMENTE A POPULAÇÃO, EM ÉPOCA DISTANTE.
FOI ESSE MOTIVO DA CONSTRUÇÃO DO CRUZEIRO EM APODI,NO SÉCULO PASSADO. TESTEMUNHA DE GERAÇÕES QUE O COMTEMPLARAME ALIREZARAM, BUSCANDO SOCORRO E ALÍVIO PARA OS SEUS SOFRIMENTOS. SÍMBOLO SAGRADO, TRADUZINDO NA GRANDEZA E NA INFINITA BELEZA DO SEU SIGNIFICADO, O PODER MILAGROSO DA FÉ.
DEPOIS, DA DÉCADA DE 60, FOI A VEZ DOS LINDOS ALTARES DA VELHA MATRIZ, TAMBEM DESTRUÍDOS POR ORDEM DE UM PADRE. ERAM VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE, ORNAMENTOS DE RARA BELEZA ARQUITETÔNICAS.
AO NOTAR A FALTA DOS ALTARES, UMA MULHER QUE VIERA DE NATAL VISITAR SEUS FAMILIARES, EMOCIONADA, TEVE UMA CRISE DE CHORO. PERGUNTARAM LHE ENTÃO, PORQUE TANTA LÁGRIMA. ELA RESPONDEU: VOCÊ NÃO ESTA VENDO ? MUTILARAM NOSSA IGREJA! VIOLARAM O TEMPLO SAGRADO E DESTRUIRAM O NOSSO PASSADO. AS LÁGRIMAS QUEE CHOREI É MUITO POUCO PARA TAMANHO CRIME. NAQUELE GESTO EMOCIONAL, SEU PREOJETO.
AGORA A VÍTIMA FOI O MARCO DO BICENTENÁRIO DA PARÓQUIA, ASSINALANDO OS 200 ANOS DE VIDA RELIGIOSA, COMPLETADOS NO ANO DE 1966, QUANDO SE COMEMORAVA COM FESTA MONUMENTAL O MAGNIFICO EVENTO.
A GOLPES DE ALAVANCA E PICARETA O MONUMENTO TOMBOU, AOS PEDAÇOS, FERIDO PELA AÇÃO DE UM ATO IMPENSADO. COMO SE EM VEZ DE SIMBOLIZAR UM FATO HISTÓRICO IMPORTANTE, EVOCASSE ALGO DE MALÉFICO.
TAL COMO A MELHER, QUE DERRAMOU LÁGRIMAS PELA DDESTRUIÇÃO DOS ALTARES, UMA ADOLESCENTE CHOROU AO PRESENCIAR A DERRUBADA DO MONUMENTO, FIQUEI ADMIRADO, CONFESSO, AO VER NAQUELA JOVEM TÃO SUBLIME E EMOCIONANTE SENTIMENTO DE PENA, DIANTE DA CENA DESTRUIDORA DAQUELE SÍMBOLO, CONSTRUÍDO COM TANTO CARINHO E ESPÍRITO DE RELIGIOSIDADE PELO POVO CATÓLICO DE APODI.
NÃO ERA AQUELE O MARCO DEFINITIVO DO BICENTENÁRIO DA PARÓQUIA. ESTAVA IMCOMPLETO, INACABADO. NÃO SE TRATAVA DE UMA CONSTRUÇÃO IMPROVISADA, SEM SENTIDO. HAVIA UMA PLANTA, CONCEBIDA SEGUNDO NOSSO PASSADO, O NOSSO COMEÇO AS NOSSAS TRADIÇÕES. ALGUÉM TINHA O DEVER DE CONCLUILO. NÃO DE DERRUBA-LO.
FONTE: APODI NO PASSADO E NO PRESENTE
VÁLTER DE BRITO GUERRA

ANTIGO GERADOR ELÉTRICO DE APODI

Quem não lembra ou já ouviu falar do “motor ou gerador- caterpillar ” o qual a energia gerada era distribuída para alimentar poucas luminárias distribuídas nas principais ruas do centro da nossa cidade. Aqui, encontram-se os operadores ou técnicos na época em que o gerador chegou a apodi, por volta do ano de 1948.
  Operadores: 1º João de Felipe, 2º mecânico da cidade de Assu e por trás, Zé de Felipe e por último, o grande mecânico Zé da Carritela.
Fotografia tirada no ano de 1962.

OS CANARINHOS



O time dos canarinhos era composto por : Em pé Luizinho, Wilson de Sancler, Toinho Leite e Luizinho marinheiro.
Agachados: Neguinho de João de Joca, Helio Sena, Erivan de Chiquinho Lima e Klinger de Tião Pinto. Essa foto foi tirada pelo fotógrafo João de Maria flor.

FAMILIA LEITE


Familia de Vicente Leite e dona Margarida. Foto tirada em 1963 pelo fotógrafo Gabriel na rua cel. João Jázimo onde a familia morava. Na foto podemos ver da esquerda pra direita, Francisquinha, Luizinho, Titico, Toinho, Ceição, dona Margarida segurando dôra e por fim o seu Vicente Leite segurando em seu colo o seu filho Neto Leite. 

FOTÓFRAFO JOÃO DE MARIA FLOR

O primeiro fotógrafo nascido e criado em Apodi foi o Sr. JOÃO DE MARIA FLOR, residindo alí na Rua Dix-Sept Rosado.

FONTE: MARCOS PINTO

QUEM SÃO ESSES NA FOTO ?


Câmara de vereadores em reunião na ACDA.
Mande seu comentario...

TELERN EM APODI

Implantação do sistema de telefonia TELERN. Na foto podemos ver da esquerda pra direita o Prefeito na epoca Valdemiro Pedro Viana, Pe Cornelio e o ex prefeito nenem Holanda segurando o telefone. o resto é com vocês.

O CORETO DO JARDIM

Essa praça foi construída no ano de 1953 pelo então prefeito José da Silveira Pinto. Esse coreto foi demolido durante a segunda gestão administrativa do Sr. Valdemiro Pedro Viana (31.01.1977/31.01.1983).

Fonte: Marcos Pinto
Homens derrubando o coreto

HOSPITAL REGIONAL HÉLIO MORAIS MARINHO

Estrutura do Hospital Regional Hélio morais marinho foi construida pelo Prefeito na epoca Valdemiro Pedro Viana. O fotógrafo dessa vez foi o Renilson de Freitas.

OS EXPLOSIVEIS NA DÉCADA DE 70

Grupo musical que marcou a década de 70 em Apodi. O grupo era formado por seis componentes. Da esquerda pra direita podemos ver no sax tenor Izaurinho, Zé de Walter baterista,(amigos do grupo) Indinha e Wilami, Damião baterista, Luis de Castro (era o empresario do grupo) logo em baixo vem Manoel do conjunto na guitarra base, no trompete Raimundo de Freitas, no contrabaixo Irinaldo e finalmente na guitarra solo Walter. Essa foto foi tirada na epoca pelo fotógrafo Gabriel no teto da igreja matriz de Apodi .
Na foto, Raimundo de freitas segurando o trompete, em baixo wilami era amigo do grupo, e segurando a guitarra Walter.