CASA DA FAMILIA RODRIGUES


Casa do antigo comerciante Francisco Rodrigues, mais conhecido como chico cedo, era casado com a parteira  Edwirges, eles moravam na rua Cel. João Jázimo. A casa possuia um grande sótão. Naquela Época, os sótãos era feitos com tábuas de madeira de lei, ou seja, de ótima qualidade em resistencia e durabilidade. Apodi só tinha três sobrados: aquele da casa PAROQUIAL, aquele pequeno que ficava perto da PREFEITURA e que foi demolido recentimente,onde funcionou o primeiro CINE ODEON,de ALTINO DIAS, e aquele do comerciante FERNANDO MENEZES. Hoje o antigo sótão não estar como antes, esquecido pelo tempo esperando que alguem faça algo.
Foto tirada pelo fotógrafo Gabriel.

FOTE: MARCOS PINTO

7 comentários:

Briel disse...

Grande Marcos Pinto, sempre nos premiando com o resgate da História de Apodi. Esta foto é de 1963, os personagens da foto da esquerda para direita são: Marlete (minha irmã), eu (Valdir Leite), meu primo Dorivan de Zé da Carritela, a menina com uma criança no colo é minha irmã Rosinha segurando meu irmão Chico (falecido envenenado aos 7 anos de idade) e minha mãe, Socorro Rodrigues, o senhor de costas é meu avô Eneas Lucas de Carvalho, genro de Chico Rodrigues.

Marcos pinto disse...

Este Casarão senhorial é aquele que fica por trás do Mercado Central,onde ultimamente funcionava o Mercadinho de Titico de Chavinha.

Marcos pinto disse...

O famoso comerciante Apodiense conhecido como sendo "CHICO CEGO" tinha o nome civil de FRANCISCO RODRIGUES FILHO, e em alguns documentos aparece como sendo FRANCISCO RODRIGUES DE LIMA.Era dono de sortida mercearia,instalada no térreo desta casa. Como deficiente visual,Tinha a incrível particularidade referente ao fato de que atendia aos seus fregueses de forma eficaz quanto à entrega da mercadoria,sendo certo que ao receber a cédula para pagamento da sua mercadoria,conhecia-a só pelo tato,passando os dedos sobre a mesma. Era filho de Francisco de França Rodrigues e de Maria Ferreira Lima.

Marcos pinto disse...

O Sr.CHICO CEGO casou em Apodi a 20.04.1913,aos 28 anos de idade, com sua parente próxima HEDWIGES GOMES DA SILVA,eficiente e renomada parteira Apodiense,que tinha 30 anos de idade, e era filha de Emiliano Rodrigues de Souza e de Antonia Gomes da Silva. Chico Cego e "Eduviges" são os avós de Socorro Rodrigues, esposa do fotógrafo Gabriel Leite de Amorim,que por sua vez são os pais do profícuo professor e meu grande amigo de infância e colega nos bancos do Grupo Escolar "Ferreira Pinto".

Marcos pinto disse...

Gabriel e Socorro são os pais do meu amigo de infância e colega de estudos VALDIR LEITE,que reside em Natal há 31 anos,onde é renomado como eficiente Professor de Matemática nas redes de ensino Municipal e Estadual. "Briel" - como gosta de ser chamado, é um grande colaborador deste dinâmico Blog cultural. VIVAS AO APODI E A NÓS APODIENSES!.

Romildo júnior disse...

MUITO OBRIGADO PELAS VISITAS E OS COMENTARIOS!

Edna Morais disse...

Juninho todos os dias visito seu blog adoro sua criatividade, e os comentários tb. Parabéns amigo continue sempre postando e colocando estas fotos direto do túmio do tempo.
Abraço!

Postar um comentário