PEQUENA HISTÓRIA DO FUTEBOL DE APODI


O primeiro estádio de futebol cercado de muro de tijolos foi construído na década de 50, e pertencia ao Centro Esportivo Apodiense. Por falta de zelo e conservação, as paredes ruíram e o material (tijolos) sumiu do local. Na década de 60, a Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi (FUNDEVAP), entidade recém-fundada, com o apoio da comunidade, construiu um novo estádio, que tomou o nome de Estádio Antônio Lopes Filho, posteriormente, com a colaboração da prefeitura, na gestão do prefeito Simão Nogueira Neto, foram colocadas no estádio a grama, a iluminação, o alambrado e parte da arquibancada.
Conforme o nosso próprio conhecimento, o futebol em Apodi surgiu no final da década de 20. Não havia nunhuma organização. Os times eram improvisados para realizações de peladas. No ano de 1959, foi realizado o primeiro campeonato de futebol na cidade, com a participação de apenas três times: Centro Esportivo Apodiense, Apodi Futebol Clube e Moto Esporte Clube. Este campeonato não chegou ao seu final, porque a seleção de Apodi foi participar de um pentagonal promovido pela liga Desportiva Mossoroense, envolvendo as cidades de Apodi, Areia Branca, Assu, Martins, e Mossoró, Apodi e Mossoró ficaram em primeiro lugar. Não houve a decisão entre as duas seleções. A Liga Desportiva Mossoroense impôs que os jogos fossem realizados em Mossoró, com o que os diretores de Apodi não concordaram. Com a desistência de Apodi, a seleção Mossoró foi considerada campeã. Somente em 1967 foi realizado outro campeonato, desta vez com três equipes da cidade: Centro Esportivo Apodiense, Apodi Futebol Clube e Grêmio Esporte Clube. O Centro Esportivo Apodiense ficou em primeiro lugar, e ficando em segundo lugar, o Grêmio Esporte Clube.
Agora vamos fazer a escalação da seleção de Apodi do ano de 1959, da esquerda pra direita, em pé: Toinho Morais, Zé de Tomé, Francisquinho, Manduca, Antonio Eugenio (Mossoró), Lalá, Lomeu, Sinhozinho de Zé de Cândido, Traça e Robson Lopes. Da esquerda pra direita agachados: Raimundo Preto, Titico de Mané Pedro, Ribamar, Isaias, Edmilson, Toinho de João de Guerra.

7 comentários:

Joeliton disse...

ta faltando o link do Comunidade estudantil aii.

http://www.comunidadeestudantil.blogspot.com/

Anônimo disse...

quem fez esses comentários não sabe de nada da verdadeira história do futebol de Apodi, e muito menos da construção do estádio.

Anônimo disse...

MEU AMIGO QUE COLOCOU ESSE COMENTARIO, PARECE QUE VC NAUM ENTENDE DE NADA DA HISTÓRIA DO FUTEBOL DE APODI. LEIA O LIVRO DE VALTER GUERRA, PRA VC APREDER MAIS. PARABENS AO BLOG APODI ANTIGUIDADES, PELO TRABALHO, VLW!!!

Anônimo disse...

arquibancada e o gramado foi no gonveno de ivo freire

Anônimo disse...

esse campo é o atual estadio antonio lopes filho ?

Anônimo disse...

também fiquei curioso de saber se esse campo que se apresenta na foto, é realmente o estadio antonio lopes filho (atual campo de futebol de nossa cidade)isso me implica porque do lado de fora como podemos observar, mostra uma "comiheira" de uma igreja, será a igreja católica do centro da cidade. pergunto ao historiador marcos pinto se possivel for. obrigado

Anônimo disse...

essa foto é do antigo estádio de mossoro.

Postar um comentário