GRUPO ESCOLAR FERREIRA PINTO


O Grupo Escolar Ferreira Pinto foi criado em 25 de novembro de 1911, pelo decreto nº 257, do Governo do Estado. No dia 10 de janeiro de 1912 realizo-se sua inauguração, em prédio adaptado. Posteriormente, foi construído prédio próprio na Rua João Pessoa, onde passou a funcionar. No início da década de 40 foi transferido para um edifício dotado de melhores requisitos para o ensino, na Rua PE. João C. Paiva, especialmente edificado para esta finalidade.
Na foto acima podemos ver da esquerda pra direita em pé: Berim, Zé de enedina, José de Guilherme, Nelson de Maria Luca, Guri, Egidio Martins, Gato de Inês, Vicente Beltrão o próximo não identificado. Sentados da esquerda pra direita começando na fila do meio: Airton, Jorge, João de João Tito, Nilton de Alfredo, Ernesto, fila da frente da esquerda pra direita: José de Paulino, Francisco, Aurino, Cocô, Professora Maria de Lurdes, Zé de Golinha, Francisco Sizenando (Chavinha), Chareu Briza e Lalá de Adolfina.

8 comentários:

Marcos pinto disse...

A PROFESSORA MARIA DE LOURDES DIAS DE FREITAS ERA IRMÃ DO VELHO LALÁ - ALAÍRES DIAS DE FREITAS, FILHOS DE SÊO DOMINGOS FREIRE DE FREITAS E ADOLFINA CARMINA DIAS. PARABÉNS JÚNIOR, POR MAIS ESSE RESGATE PARA A HISTÓRIA DO NOSSO QUERIDO MUNICÍPIO.

Romildo júnior disse...

OBRIGADO!!!
GRANDE HISTORIADOR MARCOS PINTO.

Anônimo disse...

A segunda sede do Grupo Escolar "Ferreira Pinto" funcionava naquele antigo prédio que foi demolido para dar lugar à CASA DE CULTURA POPULAR HISTORIADOR VALTER GUERRA.

Marcos pinto disse...

Segundo o velho Lalá,quando DIX-SEPT ROSADO assumiu o governo em 30.01.1951,a professora MARIA DE LOURDES foi sumariamente demitida do cargo de Professora do Grupo E. Ferreira Pinto,isto em meados do mês de Fevereiro. Certo dia, quando estava lecionando, chegou o Sr. Edmilson Morais,liderança do Apodi ligado ao Dix-Sept, ocasião em que se fazia acompanhar do Oficial de Justiça Vicente de Braz,que a notificou que apartir daquele instante a mesma estava demitida do cargo. Tal incidente causou um profundo trauma na então professorinha do curso Primário.

Marcos pinto disse...

O Grupo Escolar "Ferreira Pinto" foi instalado pela terceira vez no prédio onde está atualmente instalado o Colégio "Gerson Lopes". Com a transferência do "Ferreira Pinto" para a sede atual, o prédio passou a ser ocupado pelo Ginásio Estadual Prof. Antonio Dantas, que quando mudou para outro local passou a sediar o "Gerson Lopes".

Anônimo disse...

O oficial era o senhor Vicente de Paula Dantas ou Vicente de Braúlio, ou o pai de Nonato dos Correios.

Anônimo disse...

QUANTA COMPETÊNCIA

Anônimo disse...

Muito interessante, esse resgaste do referido Grupo Escolar. É uma pena que são poucos os cidadãos apodienses que têm conhecimentos desta história, dentre tantas outras..
Será que alguém poderia me responder por quantos anos o Grupo Escolar esteve em vigência?

Parabéns pela iniciativa do blog e comentários!

Obrigada!

Postar um comentário