LAJEDO DE SOLEDADE


Um patrimônio cultural preservado com o patrocínio da PETROBRÁS:
O lajedo de soledade, um exemplo de preservação do patrimônio cultural brasileiro, com o patrocinío da PETROBRÁS, localizado em Apodi RN, é a maior exposição de rocha calcária da bacia potiguar, que se formou há milhões de anos, quando um mar raso cobria a região. posteriormente com recuo do mar, chuvas e correntes esculpiam o calcário, criando cavernas, fendas e abrigos, que durante a estação chuvosa grande quantidade de água, o que tem atraído, desde milhões de anos, enormes animais da fauna pleistocênica e, mais recentemente, o homem pré-histórico.
Estas ocupações tem sua comprovação através dos inúmeros vestígios encontrados, como ossos de mastodontes, preguiças e tatus gigantes, e também gravuras e pinturas rupestres registradas nos pisos, paredes e tetos dos abrigos rochosos.

1 comentários:

Anônimo disse...

É preciso registrar um fato importante:
Quem primeiro visitou os lajedos de soledade foi o Pe. Pedro Neefs. Mas quem fez uma reportagem gravada em câmera, denunciando a destruição de toda aquela área através da indústria da Cal foi um grupo de professores formados por: Manoel Georgino, Dodora, Chiquinho de João de Cândido, Conci Castro, Izete Alves, no ano de 1981. Na época, foi feito um trabalho de conscientizarão, na Escola Estadual "Prof. Antonio Dantas". Foi essa grande ação que contribuiu para o sucesso desse valioso projeto.

Postar um comentário