DEUSDETH ALBUQUERQUE RÊGO

Foto: Romildo Júnior
Foto: Romildo Júnior

O blog Apodi Antiguidades vem resgatar um pouco da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Assim, iremos trazer matérias sobre apodienses que foram sorteados e convocados para servir ao Exército brasileiro na Segunda Guerra Mundial.
Dos apodienses convocados naquela época o primeiro que o blog vem a resgatar é Sr. Deusdeth Albuquerque Rêgo, nascido em 3 de novembro de 1922 na cidade de Apodi, filho de Francisco Calvocante de Albuquerque e Antonia de Albuquerque Rêgo. Hoje aposentado como 2º Tenente do Exército. Segundo ele, tinha 21 anos de idade quando convocado para a guerra. Foi para Natal onde passou dois anos em treinamento na cidade de Parnamirim, logo após seguiu para Recife em Navio de guerra americano, de Recife seguiu para o Rio de Janeiro juntamente com seu irmão Manoel de Albuquerque Rêgo, nascido em 5 de setembro de 1919 na cidade de Apodi (hoje falecido). Segundo Deusdeth, durante a viagem para o Rio de Janeiro ele presenciou o suicídio de dois companheiros que temiam ser enviados para Itália. Um seria natural de Martins e outro da Paraíba. Estes homens pularam do navio para alto mar durante a noite, onde não foi possível o resgate deles.
Chegando ao Rio Deusdeth não foi enviado para Itália, ao contrário de seu irmão Manoel do Rêgo que lutou na Itália e retornou para o Brasil. Deusdeth ficou a disposição do Exército no Rio de Janeiro até 1946. O blog reconhece a bravura desses guerreiros apodienses que foram convocados na segunda guerra mundial.
Obs.: Dia 6 de junho de 20011 faz 66 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia - França.

Reportagem: Isnarde

0 comentários:

Postar um comentário