LAGOA DO APODI PRATICAMENTE SECA


A lagoa do Apodi ficou praticamente seca no ano de 1993, ocasionando enormes prejuízos para a pecuária.

6 comentários:

Marcos pinto disse...

A nossa outrora piscosa e lendária lagoa teve a primeira referência como sendo o "Lago Pody",em carta do Pe. Philipe Bourel,escrita em 10 de Janeiro de 1700,em que denomina a novel aldeia como Aldeia de São João Batista do Lago Pody,cuja missiva foi publicada pelo Padre Jesuíta SERAFIM LEITE,no Tomo V - intitulado "HISTÓRIA DA COMPANHIA DE JESUS NO BRASIL". Nesta memorável obra,foi transcrita uma missiva do Pe. Mateus de Moura,datada de 31.12.1711,onde também a denomina de Lago Pody.

Marcos pinto disse...

Na célebre obra intitulada "A GUERRA DOS BÁRBAROS", escrita por TAUNAY,em que faz suscinto relato acerca do morticínio dos tapuias paiacus residentes nas margens da lagoa, no período 1680 a 1695,há inúmeras citações à lagoa como sendo a "ALAGOA IPODY".
Já o historiador Ernesto Enes, em sua obra intitulada "A GUERRA NOS PALMARES",Vol. 127, págs.269 e 409, afirma que no ano de 1689 tomaram parte na marcha que se fez do "Olho d'água aos rios paneminha e panema grande, até a
alagoa Pody os Srs. Pedro de Albuquerque Câmara,Valentim Tavares Cabral, Agostinho César de Andrade, João do Monte e Luiz da Silveira Pimentel. (FONTE: Vide artigo do historiador Vingt-Un Rosado - "Gente do Séc. XVII na Ribeira de Mossoró - Jornal "O Mossoroense"-01.02.1946).

Marcos pinto disse...

Segundo o nosso profícuo historiador conterrâneo CORIOLANO (Manoel Antonio de Oliveira Coriolano) a lagoa do Apodi secou completamente:
- A PRIMEIRA VEZ, no ano de 1825.
- A SEGUNDA VEZ, em Setembro de 1878.
- A TERCEIRA VEZ em meados do ano de 1904.
(FONTE: Coriolano em artigo publicado no "Jornal do Commércio", de Mossoró" Ano 1906, com o título "NOTAS HISTÓRICAS".

Marcos pinto disse...

É profundamente lamentável que no ano de 1993 o então Prefeito Vandinho Marinho tenha deixado passar a oportunidade única para recuperar o leito da lagoa,utilizando as caçambas de conterrâneos que as alugaram a empreiteira que estava construindo a "Barragem de Santa Cruz". sugeriram ao Vandinho que à preço camarada retirariam o material do leito da lagoa, e o aproveitariam na construção da barragem, o que recuperaria o leito da lagoa, já muito assoreada (aterrada).Faltou compromisso do Vandinho para com a recuperação da histórica lagoa e com o seus conterrâneos. Agora só haverá recuperação do leito assoreado,com a contratação de máquinas que empregam o caríssimo processo denominado de dragagem. Até quando assistiremos a nossa lendária lagoa caminhar célere para a morte?.

Anônimo disse...

-Meu Nobre Advogado e Historiador Marcos Pinto:
-Informo a V. Sª que,na época,ou seja,no ano de 1993,tomara Posse no dia 1º de Janeiro daquele mesmo ano,na qualidade de Prefeito do nosso município de Apodí-RN,o Médico José Pinheiro.Portanto,Vandinho NÃO era Prefeito do Apodí e, sim,estava apenas como Vice-Prefeito.Vamos ser Justos e sem Preconceitos.
-Outrossim,se não falha a minha Memória,o início das obras da construção da nossa Barragem Santa Cruz do Apodí,foi no ano de 1996,quando então o Governador da época era o Sr Garibaldi Alves Filho.Por isso,os Puxa-sacos, Sanguessugas e Oportunistas de Plantão(que eram muitos)do então Governador,e que residem neste município do Apodí,atribuiram-lhe o apelido de"Governador das Águas".Fica aí o Registro e a Correção para os nossos Web leitores.
Muito Obrigado.

Marcos pinto disse...

ASSISTE RAZÃO AO ANÔNIMO. Realmente fui induzido a equívoco/erro pela fonte que me informou em cunho verbal. Pequei por que não verifiquei, antes,no livro do amigo e historiador Valter Guerra. Peço minha devida desculpa ao amigo Vandinho. Muito oportuna a observação feita pelo anônimo, a quem agradeço pela necessária e importante retificação.

Postar um comentário