CARNAVAL DE APODI

Os Árabes campeões em 1989


Egolatras no carnaval (ACDA)

Caprichosos

Em Apodi, os festejos carnavalescos tiveram força a partir da década de 50. Inicialmente as promoções do carnaval constavam apenas de bailes em casa de famílias (particular). Naqueles tempos, o lança-perfume ou cloretil era indispensável nesses bailes. Como o próprio nome indica, tratava-se de um liquido (éter perfumado) dentro de tubo de vidro ou de metal, qual era lançado nos foliões, pela força da pressão contida no referido tubo.
Com o passar dos tempos, o lança-perfume deixou de ser usado, proibido pelas autoridades, considerado prejudicial á saúde das pessoas, deixando ao mesmo tempo de ser fabricado.
Com a inauguração do Clube Recreativo:Associação Cultural e Desportiva Apodiense (ACDA), o carnaval de Apodi teve novo impulso crescendo ano para ano.
Os blocos de Rua de Apodi começarão a aparecer na década de 60. Os primeiros foram os Flagelados, Os Milionários, Os Dragões, Madames Burtefly, As Iguais e outros.
Esses blocos se apresentavam e desfilavam na avenida, com suas fantasias e instrumentos de percussão, onde eram julgados por uma comissão que escolhia o campeão.
Em 1989 foi o ultimo ano que Apodi teve a realização de desfiles carnavalesco. Foi o fim de uma tradição em que todos se-divertiampra valer.
O Bloco campeão em 1989 foi os Árabes mostrando toda sua beleza e espirito carnavalesco.

Fonte da Pesquisa: APODI NO PASSADO E NO PRESENTE

3 comentários:

Anônimo disse...

Saudades desse tempo em que o carnaval de Apodi era bom.Agente brincava com despreocupação e nos divertíamos muito.Era um carnaval saudável,e tinha muito o que se ver de bonito.Ah tempos bons.

Anônimo disse...

Apodi precisa de um grupo de pessoas que planejem o resgate do carnaval de blocos de batucadas, que recrie espaço de pelo menos um dia do nosso velho carnaval, para mostrar a esse jovens de hoje o que era o nosso carnaval, e quem sabe, conhecendo, não tomem gosto pela coisa.

Netinha marinho disse...

opa este carro velho eu conheço era de Pedro Eloi meu irmão,tempo bom

Postar um comentário