BALNEÁRIO DA LAGOA DO APODI



O Balneário da FUNDEVAP, localizado na margem direita da lagoa do Apodi, a um quilometro desta cidade, construído na década de 70 é um lugar bastante passível. No ano de 1999, vários melhoramentos foram introduzidos na sua área, tornando aquele ambiente de lazer mais atrativo.
Muitas atrações foram ali instaladas, para melhor atender aos que procuram aquele recando nos finais de semana.

FONTE: APODI, SUA HISTÓRIA, VÁLTER DE BRITO GUERRA.

8 comentários:

Marcos pinto disse...

Esta gleba de terras onde está encravado o Balneário teve como um dos primeiros proprietários o Sr. JOÃO ALVES MAIA, vulgo João Bofe,natural de Tabuleiro do Norte, no Ceará,onde nasceu no ano de 1819, e casou em Apodi a 04.02.1845 com Antonia Maria de Jesus,filha de Manoel Pinto da Cruz e Thereza Maria da Conceição. Faleceu nesta gleba no dia 28.01.1913, aos 94 anos de idade,deixando a viúva e cinco filhos. Deste casal vem os ALVES MAIA, conhecidos como sendo a família Bofe. Dr. Pinheiro comprou estas terras e fez doação desta gleba à FUNDEVAP, contribuindo assim para o lazer em nossa outrora piscosa lagoa. Até o ano de 1970 este local era conhecido como sendo "O ZÉ PORRÊTA", denominação dada pelo médico Dr. Amilton Santiago,que clinicava em Apodi, no antigo FSESP.

Marcos pinto disse...

FONTE: Livro de Registro de Óbitos do 1° Cartório Judiciário de Apodi - fls. 27/v e livro de Registro de Imóveis, do mesmo Cartório.

Marcos pinto disse...

É o único lugar na cidade onde não faz calor,sendo por isso o lugar mais aprazível e de acesso mais rápido,posto que pertinho da cidade,podendo ser feito o trajeto até a pé. Quando DEUS fez o mundo reservou Apodi como um dos recantos paradisíacos,com habitantes pacatos e hospitaleiros. VIVAS AO NOSSO MUNICÍPIO!.

Anônimo disse...

Dr Marcos, voce é o cara. Admiro a sua paixão pelo nosso torrão. Eu também sou Apodi roxo e, fico fulo da vida quando vejo um filho do apodi desfazendo da nossa cidade. Conheço alguns que moram em Pau dos Ferros, com naturalidade Apodiense mas desprezam a nossa inigualável apodi. A esses filhos ingratos, repudio-os.

Anônimo disse...

Eu moro em Pau dos Ferros,porém, meu coração está sempre em A P O D I.

Marcos pinto disse...

Sensibilizado, agradeço o comentário do amigo anônimo. Me fez remontar à uma frase que todos nós Apodienses deveríamos cultuar e nos lembrar: "QUEM NÃO FAZ MAIS UM POUCO PELA SUA TERRA, NÃO FARÁ NADA PELA TERRA DE NINGUÉM".(CALDERON DE LA BARCA). VIVAS AOS CONTERRÂNEOS QUE VALORIZAM NOSSO TORRÃO!.

Anônimo disse...

Marcos vc, esta de parabens,por comenta todas as coisas boas que nosso apodi foi e continua sendo tambem amo muito essa terra e esse povo maravilhoso.

Irani Benicio disse...

Quero parabenizar o idealizador deste blog por resgatar a memória apodiense.
Vejo essas fotos postadas neste blog e dou minha viajada no tempo; embora não tendo sido das épocas mais remotas, mas fico imaginando como era a cultura apodiense nas épocas passadas.
Também relembro locais, muitos locais que já existiram na nossa história e que hoje não existe mais.
Por exemplo, o balneário da FUNDEVAP; tomei muito banho na lagoa ali no balneário, aos domingos, era muito bom, cheio de gente, tanto no bar quanto na própria lagoa tomando banho; era a praia do Apodi; muitos jovens, homens e mulheres, muito namoro, paquera, enfim, era muito bom.
O bar do balneário lotado de consumidores, fui a jantares naquele espaço, muito bom aquele tempo, hoje não existe mais.
Sem falar, que ainda não vi documentado aqui: a Pântanus Danceteria e o Cine Odeon, onde hoje funciona a Central do Cidadão; era muito bom, haviam as velhas tertúlias aos domingos, era uma danceteria mesmo, com jogo de luz e tudo; passou no tempo e não existe mais... e talvez nunca mais exista.
Praças Getúlio Vargas e Redenção, ponto de encontro de namorados, usufruí muito destes dois espaços; enfim, Apodi já não é mais a mesma. Se por um lado se modernizou, por outro perdeu muita coisa boa e interessante que fez parte da nossa vida.
E aqui, mais uma vez, parabenizo ao criador deste blog, pois com ele estamos resgatando um pouco daquilo que deixamos durante nossa existência, a nossa história.
Parabéns!

Postar um comentário