A PRIMEIRA CÂMARA MUNICIPAL DE APODI

Câmara munipal de Apodi nos dias de hoje

A primeira Câmara Municipal de Apodi foi instalada no dia 09 de outubro de 1833, sob a presidência do alfares Reinaldo Gaudêncio de Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre a quem Apodi era subordinado. Foram empossados os seguintes vereadores eleitos: João Nogueira de Lucena Silveira, Padre Francisco de Oliveira, Antônio Francisco de Oliveira, Capitão Lourenço Alves de Oliveira, Joaquim da Cunha Cavalcante e João Freire da Silveira. O primeiro administrador do Apodi foi o coronel João Nogueira de Lucena Silveira.
FONTE: APODI, SUA HISTÓRIA, VALTER DE BRITO GUERRA.

2 comentários:

Marcos pinto disse...

Houve um equívoco do saudoso e profícuo historiador VALTER DE BRITO GUERRA quanto ao primeiro administrador do Apodi. O Primeiro administrador do Apodi, como Presidente da Câmara Municipal, foi o Capitão JOÃO NOGUEIRA DA SILVEIRA,que nasceu a 28.04.1790 e faleceu a 09.12.1854. (FONTE: Inventário de João Nogueira da Silveira - 1854 - Acervo do Primeiro Cartório Judiciário de Apodi). O não menos profícuo historiador JOSÉ LEITE também faz referência ao Capitão João Nogueira da Silveira como o primeiro administrador do Apodi.(FONTE: "FLAGRANTES DAS VÁRZEAS DO APODI" -Autor José Leite).

Marcos pinto disse...

O Capitão JOÃO NOGUEIRA DE LUCENA SILVEIRA era sobrinho-neto do Capitão João Nogueira da Silveira, e filho do Capitão Domingos Freire da Silveira e Maria Gomes de Oliveira. Nasceu no ano de 1839 e faleceu no sítio "Baixa-Verde" a 07.07.1900, aos 61 anos de idade, deixando a viúva EMÍLIA NOGUEIRA DE LUCENA e uma prole de 08 filhos.(FONTE: Livro de Óbitos - fls.148 - 1º Cartório Judiciário de Apodi).

Postar um comentário