GERSON LOPES


Gerson Lopes Guerra nasceu na cidade de Apodi, no dia 22 de dezembro de 1946. Era filho de Valter de Brito Guerra e Antônia Nair Lopes. Fez o curso primário no Grupo Escolar Ferreira Pinto em Apodi. Em seguida foi estudar no seminário Santa Terezinha, em Mossoró e Colégio Diocesano, também naquela Cidade. Retornando a Apodi, concluiu o curso ginasial na escola estadual Professor Antônio Dantas. Apos a conclusão desse curso, foi para Natal, a fim de submeter-se a um aprendizado (CADES) sobre historia, promovida pela Secretaria de Educação. Nomeado professor de Historia, lecionou vários anos na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, onde conquistou admiração dos colegas e afetuosa estima dos alunos, em reconhecimento a sua capacidade como professor. Morreu prematuramente, no dia 30 de outubro de 1980. Em sua homenagem, foi dado o seu nome a um novo estabelecimento de ensino nesta cidade, criado pelo governo do Estado, situado na Praça Getúlio Vargas. 

FONTE: VALTER DE BRITO GUERRA

CAPELA DE SÃO PEDRO


Capela de São Pedro no Sitio Córrego, construída no ano de 1982. 

COLECIONADOR DE MOEDAS ANTIGAS

O Apodi Antiguidades encontrou mais um colecionador de moedas antigas do nosso Apodi. O Mizael Santos possui uma coleção muito bem conservada, que resgata tempos em que o nosso Brasil pertencia ao império. Mizael Santos fala que começou sua coleção aos 15 anos de idade, e nos mostra também, um cinzeiro de bronze que estava enterrado no sitio do seu avô, com uma data de 1889.
  Como vocês podem ver o cinzeiro todo feito de bronze, material muito usado naquela época para fazer peças de luxo.

QUEM SÃO ESSES NA FOTO?


Disputa de natação na Lagoa do Apodi, organizada pela FUNDEVAP no ano de 1973. Podemos ver da esquerda pra direita os três primeiros colocados da disputa. Quem são esses campeões?

QUINTAL DO CHORINHO


No dia 06 de dezembro de 2010 nascia em Apodi o mais novo grupo cultural da cidade, o Quintal do Chorinho formado por cinco componentes, com o objetivo de divulgar a Música brasileira: Toinho com suas composições solando no seu cavaquinho, Marquinhos com o seu violão, Ismael no contrabaixo, Paulo no clarinete e Romildo Júnior no pandeiro. Com quase um ano de existência o Grupo já tem um repertorio muito valioso, tocando chorinhos que marcarão épocas. Atualmente o grupo conta com a presença do Maestro Gildásio no clarinete. Antônio Celso do nascimento (Toinho) além de compor ele é luthier, tendo sido ele quem criou o seu próprio cavaquinho. 
O nome quintal do chorinho surgiu, em razão dos ensaios se realizarem na movelaria no quintal da casa de Toinho.

HOSPITAL HÉLIO MORAIS MARINHO


Construção do Hospital Hélio Morais Marinho, pelo Prefeito Vademiro Pedro Viana no ano de 1979.